19 de out de 2009

isbn

ótimo!
espero que não esqueçam de solicitar encarecidamente aos digitadores da fbn/isbn que tenham um mínimo de desconfiômetro, que não cadastrem mais "pietro nassetti" como tradutor de machado de assis e outras zumbinices dessas - pois, além da vergonha, dá depois uma trabalheira danada montar representação, juntar documentos, dar entrada no ministério público federal e acompanhar as diligências para conseguir que corrijam tais acintes à sociedade.
sobre essa novela, veja a série zumbi trapalhares, I a VII.

e, se não for pedir demais, que orientem também os digitadores a digitar os dados com um pouco mais de carinho: ninguém merece o morro dos ventos viajantes nem o rei epido e quetais.



C O N V I T E

A Biblioteca Demonstrativa de Brasília - BDB (W/3-Sul, EQ 506/7) convida para uma palestra que será dividida em duas partes: a primeira será sobre “O ISBN: ORIENTAÇÕES SOBRE SUA UTILIZAÇÃO”, e a segunda parte será sobre “DEPÓSITO LEGAL”, no dia 22 de outubro (quinta-feira), às 19h.

As palestrantes serão as bibliotecárias ANDRÉA COELHO DE SOUZA, há 6 anos, Chefe da Agência Brasileira do ISBN e LUCIANA GRIMMS, Coordenadora de Serviços Bibliográficos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Após as palestras, as professoras estarão à disposição dos interessados para tirar suas dúvidas.

O ISBN – International Standard Book Number é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização. Criado em 1967 por editores ingleses, passou a ser amplamente empregado, tanto pelos comerciantes de livros, quanto pelas bibliotecas, até ser oficializado em 1972, como norma internacional pela International Standard Organization - ISO 2108 - 1972. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às agências nacionais designadas em cada país. A Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país é, desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional. Adotado internacionalmente, o ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos.

As inscrições são GRATUITAS, mas deverão ser feitas antecipadamente por e-mail: procult.bdb@bn.br e bdb@bn.br ou pelos telefones: 3244-3015 e 3443-568

Contamos com sua presença!

Maria da Conceição Moreira Salles
Coordenadora da BDB

imagem: crafty chica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.