02/10/2009

do limbo para o inferno, a consagração


a gráfica bandeirantes anda difundindo o sistema de impressão "sob demanda" ou por encomenda.

tecnicamente compare-se ao google espresso - 8 dólares o livro, em capa dura, em 3 a 4 minutos.

já a bandbook leva 7 dias úteis (!) para despachar o pedido depois de pago, e o preço é a tabela cheia do varejo.

por exemplo, o mundo como vontade e representação, de schopenhauer, pela editora unesp: R$90,00 pelo bandexpress, que leva um tempão para entregar. o mesmo livro está a R$ 64,80 na fnac, em que vc paga e leva na hora, ou online o livro é despachado no dia seguinte.

e o insuspeitíssimo defensor do livro galeno amorim vem saudar mais esse golpe contra o leitor como uma grande coisa? "A impressão de livros por demanda deve dar uma grande contribuição à causa da escrita e da leitura. No Brasil, poderá tirar do limbo milhares de obras importantes que estão fora do catálogo das editoras." - desse jeito é sair do limbo para cair no inferno.

enquanto as cabeças pensantes deste país não se derem conta do que é um livro esgotado ou uma obra órfã - ou seja, mais do que pago, tripago, trilucrado, e depois deixado de lado como limão espremido - e acharem que, depois de décadas de esgotado, o leitor terá que desembolsar por ele o preço de obra nova, como se o livro ainda tivesse de se pagar, e sem nem precisar ir para os canais convencionais de distribuição - que alegadamente abocanham 50% do preço final do livro - retomando, enquanto as cabeças pensantes não entenderem que a maior circulação da cultura vem acompanhada pelo barateamento do livro (fenômeno normal devido aos custos de produção que se pagam no máximo nos primeiros 2 anos de venda do produto), e que portanto uma obra esgotada deve ou deveria sair automaticamente - e não só politicamente - baratíssima para o consumidor final, mesmo pelo circuito das livrarias... estaremos mal.

2 comentários:

  1. Denise,
    e na Bandexpress, o autor do Mundo é Marco Aurélio Werle. Se o velho Schop desconfia, levanta da tumba com uma machadinha!

    ResponderExcluir
  2. pois é! e é este o alegado respeito que têm pelo leitor!

    ResponderExcluir

a caixa de comentários deste blog é aberta a todos: os que gostam de se manter anônimos por causa do CONTEÚDO de seus comentários, que tomem isso como um presente de minha liberalidade, não como conivência de minha parte com atitudes incivis.