10 de ago de 2010

costa neves

.

faz pouco tempo que vim a conhecer o nome de costa neves, cuja tradução d'um jogador de dostoievski (josé olympio, 1944, aqui na 2a. ed., 1951) foi surripiada pela editora martin claret e atribuída a pietro nassetti - veja aqui. antes disso, eu o conhecia como cotradutor, junto com flávio poppe de figueiredo, de robinson crusoé, uma das poucas edições do texto integral de defoe no brasil (jackson, 1959).

essa garfada da martin claret me despertou a curiosidade em saber o que mais costa neves traduziu. não localizei muita coisa, e o que encontrei foi:

defoe: robinson crusoe, com poppe de figueiredo (jackson, 1947)
dickens: a vida de nosso senhor (josé olympio, 1943)
dickens: david copperfield (jackson, 1959, mas certamente tem edição anterior)
dostoievski: nietótchka (josé olympio, 1947)
dostoievski: o eterno marido (josé olympio, 1944)
dostoievski: um jogador (josé olympio, 1944)
gogol: almas mortas (josé olympio, 1944)
henri robert: os grandes processos da história (globo, 1943)
jean bommart, estranhas aventuras de um repórter (minerva, c. 1936)
julio sandeau, a orphã (casa mandarino, s/d)
shakespeare: rei lear (jackson, 1948)
stefan zweig: a cura pelo espírito: mesmer, baker-eddy, freud, com cândido de carvalho e elias davidovitch (guanabara, 1940)
tchecov: contos [a saber: la cigale; sonhos; o buraco; o beijo; varka; a estepe] (jackson, 1950)
vv.aa.: ensaístas ingleses, com sarmento de beires (jackson, 1958)

para essa listinha ajudou o bom costume que tinha a josé olympio de dedicar a página de contrarrosto a uma minibibliografia do tradutor:


além das obras listadas na página acima, é autor de pretinha de pixe e os sete gigantes (1939). nasceu em 1908, ignoro a data de falecimento, e não consegui descobrir a que corresponde o "l." em seu nome completo: jorge l. costa neves.

atualização: claudio marcondes gentilmente informa que costa neves nasceu em nova friburgo e que o "l." corresponde a leal. assim temos que seu nome completo era jorge leal costa neves.
.

4 comentários:

  1. Claudio Alves Marcondes10.8.10

    Denise,
    O 'L' é de Leal. Veja aqui (pena que não há visualização)
    Who's who in Brazil
    1970 - Visualização de trechos
    LEAL COSTA NEVES, Jorge Professor - Jornalista. LEAL COSTA NEVES, Jorge Professor and journalist Nasceu a 1 de julho de 1908, em Nova Friburgo (RJ) . ... do Café (Biografia de Verdi; Traduções de Dickens,Maurois,Dos- ...
    books.google.com - Visão geral do livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que maravilha, obrigada, claudio!

      Excluir
  2. oi, denise, sempre eu aqui dnv te torrando, heheheh.

    semana q vem começamos a leitura online em grupo do eterno marido, do dosto, e me perguntaram se ñ haveria nenhuma tradução sob domínio público. encontrei essa do costa neves d 1944. mas ficaram as perguntas: ela já está em domínio público? existe algum procedimento q o leitor possa fazer p solicitar ou agilizar o processo da disponibilização dela em ebook em sites como www.dominiopublico.gov.br?

    abraços

    ResponderExcluir
  3. olá, jlm, que legal! não, não está em domínio público. o prazo de proteção às obras autorais é de 70 anos após a morte do autor (no caso, do autor da tradução). não sei em que ano costa neves morreu, mas mesmo que tivesse sido em 1944, ela só entraria em DP no dia 01 de janeiro de 2015.
    por isso, entre outras coisas, é importante lutar pela redução do período de proteção autoral: o mínimo pelas convenções internacionais é de 50 anos após a morte do autor, o que ainda é bastante, mas bem menos que 70 anos!

    abraço
    d.

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.