19 de ago de 2010

o locke claretiano



e por aí vai, em muitos milhares de referências no google. será que, além de todos os possíveis enquadramentos legais a que tais irregularidades editoriais poderiam estar sujeitas, nenhum leitor, nenhum pesquisador, nenhum professor, nenhum estudante se deu conta do absurdo histórico e conceitual que seria locke estar falando em cidadãos na inglaterra do final do século XVII?

sobre a copidescada de "alex marins" em cima da tradução de e. jacy monteiro, com cometimentos para disfarçar a cópia que incluíam trocar "súditos" por "cidadãos", ver locke, segundo tratado sobre o governo. 

essa edição, que pouco tem a recomendá-la, encontra-se à venda nas melhores casas do ramo, por exemplo na livraria cultura. 

2 comentários:

  1. Salve, Denise:)
    A história dos livros da coleção "Clássicos da Democracia", da IBRASA, é bem interessante. Remonta aos tempos da guerra fria, passando pela "ajuda americana". O prof. Expedito, da Ibrasa, que distribuía os livro da Ed. Semente (minha aventura como editor em cola&papel), conversou comigo a respeito na década de 80 do século passado.
    Aposto uma goma de mascar que outros "clássicos da democracia" foram "reeditados" por aí:(

    Referências:


    Coleção "Clássicos da Democracia" - IBRASA:
    http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?alvo=descri%E7%E3o&pchave=Cl%E1ssicos+da+Democracia&Submit=refinar&groupby=estante&orderby=t%EDtulo+%28A-Z%29&memoria_queries=editora+1v1+IBRASA&memoria_queries2=&lastloc=&estante=%28todas+estantes%29&section=&refinar=1&pd=&section=

    Laurence Hallewell - O Livro no Brasil: sua história
    http://books.google.com.br/books?id=0b6ZYWrQtnsC&printsec=frontcover#v=onepage&q=IBRASA&f=false

    Nova edição:
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=821537&sid=1897831411276592162913639&k5=1A89C4E0&uid=

    ResponderExcluir
  2. olá, caro teo: que ótimo toque, muito bem lembrado. aliás, que boa coleção com obras fundamentais do pensamento liberal e republicano americano!

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.