"Só para dar mais um pequeno dado sobre o modo de operar de certas editoras, cito a capa do livro 'Ondas', juvenília poética de Euclides da Cunha, editado pela Martin Claret. Consta que a ilustração seja do ilustrado(r) sr. Marcellin Talbot (listado acima); infelizmente trata-se de 'A Grande Onda' de Katsushita Hokusai, que aliás consta na galeria de imagens do Windows, da Microsoft."
eis as imagens:
ondas, ilustração atribuída a marcellin talbot
a grande onda, katsushita hokusai
fontes: google images
Não apenas consta de galeria. É motivo também de um dos mais belos poemas de Dante Milano...
ResponderExcluirGente, Hokusai já morreu. Que custava dar o devido crédito ao seu trabalho?
ResponderExcluirTalbot, deve ser só pseudônimo.
ResponderExcluirDe algum pseudoartista gráfico.
Em uma obra com uma pseudocapa.
Fica claro que não é exatamente a mesma imagem, no entanto parece evidente que a ilustração de capa do livro "ondas" citado acima como sendo uma obra de Marcellin Talbot foi claramente uma transformação gráfica de "a grande onda" de katsushita hokusai, e este tipo de informação que deveria ser dada.
ResponderExcluirIdentifiquei outro caso de plágio de ilustração em uma versão traduzida de uma obra publicada pela Martin Claret, em "Euripedes - Alceste/Electra/Hipólito", consta nos créditos como autor da ilustração da capa, Cláudio Gianfardoni. No entanto a imagem que ilustra a capa é no máximo uma adaptação feita pelo autor, de um afresco minoico muito famoso, conhecido como "As três damas de cnossos", visto a semelhança enorme da ilustração da capa com o afresco. No entanto nenhuma referência ao afresco é colocada nos créditos, configurando ao meu ver mais um caso claro de plágio descarado de ilustração.
ResponderExcluir