2 de fev de 2010

não bastava plágio de tradução?

josé aurélio medeiros da luz deixou um comentário em (anti)referências bibliográficas:

"Só para dar mais um pequeno dado sobre o modo de operar de certas editoras, cito a capa do livro 'Ondas', juvenília poética de Euclides da Cunha, editado pela Martin Claret. Consta que a ilustração seja do ilustrado(r) sr. Marcellin Talbot (listado acima); infelizmente trata-se de 'A Grande Onda' de Katsushita Hokusai, que aliás consta na galeria de imagens do Windows, da Microsoft."

eis as imagens:

ondas, ilustração atribuída a marcellin talbot

a grande onda, katsushita hokusai

fontes: google images

6 comentários:

  1. Não apenas consta de galeria. É motivo também de um dos mais belos poemas de Dante Milano...

    ResponderExcluir
  2. Eduardo Marques13.2.10

    Gente, Hokusai já morreu. Que custava dar o devido crédito ao seu trabalho?

    ResponderExcluir
  3. Talbot, deve ser só pseudônimo.

    De algum pseudoartista gráfico.

    Em uma obra com uma pseudocapa.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8.7.14

    Fica claro que não é exatamente a mesma imagem, no entanto parece evidente que a ilustração de capa do livro "ondas" citado acima como sendo uma obra de Marcellin Talbot foi claramente uma transformação gráfica de "a grande onda" de katsushita hokusai, e este tipo de informação que deveria ser dada.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8.7.14

    Gostaria de reportar um outro caso de plágio de imagens cometidos pela editora Martin Claret, neste caso o autor é Cláudio Gianfordani, que teria plagiado um afresco minoico intitulado "As rainhas de Cnossos": (img: https://lh4.googleusercontent.com/-1sFaRJuQBeg/TYYxO6xuhPI/AAAAAAAAAOQ/ThPqE_lg5y8/s1600/iraklio3.jpg) para ilustrar a capa do livro Alceste / Electra / Hipólito de Eurípes: (img: http://www.casasbahia-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=5287794) onde os créditos da imagem são dados exclusivamente apenas a Giandorfani (Ou seja, nenhuma menção é feita a imagem original).

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12.7.14

    Identifiquei outro caso de plágio de ilustração em uma versão traduzida de uma obra publicada pela Martin Claret, em "Euripedes - Alceste/Electra/Hipólito", consta nos créditos como autor da ilustração da capa, Cláudio Gianfardoni. No entanto a imagem que ilustra a capa é no máximo uma adaptação feita pelo autor, de um afresco minoico muito famoso, conhecido como "As três damas de cnossos", visto a semelhança enorme da ilustração da capa com o afresco. No entanto nenhuma referência ao afresco é colocada nos créditos, configurando ao meu ver mais um caso claro de plágio descarado de ilustração.

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.