2 de fev. de 2010

não bastava plágio de tradução?

josé aurélio medeiros da luz deixou um comentário em (anti)referências bibliográficas:

"Só para dar mais um pequeno dado sobre o modo de operar de certas editoras, cito a capa do livro 'Ondas', juvenília poética de Euclides da Cunha, editado pela Martin Claret. Consta que a ilustração seja do ilustrado(r) sr. Marcellin Talbot (listado acima); infelizmente trata-se de 'A Grande Onda' de Katsushita Hokusai, que aliás consta na galeria de imagens do Windows, da Microsoft."

eis as imagens:

ondas, ilustração atribuída a marcellin talbot

a grande onda, katsushita hokusai

fontes: google images

5 comentários:

  1. Não apenas consta de galeria. É motivo também de um dos mais belos poemas de Dante Milano...

    ResponderExcluir
  2. Eduardo Marques13.2.10

    Gente, Hokusai já morreu. Que custava dar o devido crédito ao seu trabalho?

    ResponderExcluir
  3. Talbot, deve ser só pseudônimo.

    De algum pseudoartista gráfico.

    Em uma obra com uma pseudocapa.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8.7.14

    Fica claro que não é exatamente a mesma imagem, no entanto parece evidente que a ilustração de capa do livro "ondas" citado acima como sendo uma obra de Marcellin Talbot foi claramente uma transformação gráfica de "a grande onda" de katsushita hokusai, e este tipo de informação que deveria ser dada.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12.7.14

    Identifiquei outro caso de plágio de ilustração em uma versão traduzida de uma obra publicada pela Martin Claret, em "Euripedes - Alceste/Electra/Hipólito", consta nos créditos como autor da ilustração da capa, Cláudio Gianfardoni. No entanto a imagem que ilustra a capa é no máximo uma adaptação feita pelo autor, de um afresco minoico muito famoso, conhecido como "As três damas de cnossos", visto a semelhança enorme da ilustração da capa com o afresco. No entanto nenhuma referência ao afresco é colocada nos créditos, configurando ao meu ver mais um caso claro de plágio descarado de ilustração.

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.