11 de fev de 2010

Em defesa da integridade acadêmica

Grande novidade no ar: foi lançado recentemente um novo site brasileiro para engrossar as fileiras da luta contra o plágio!

O http://www.plagio.net.br/ foi criado por Marcelo Krokoscz, um professor de Metodologia Científica cansado de ver plágio no meio acadêmico. Assim, seu site é principalmente dedicado ao plágio em escolas, faculdades, universidades e a academia em geral, mas é de interesse geral, para qualquer pessoa que escreva (blogs, trabalhos, livros...) e que não goste de plágio, como nós.
Por ser professor, Marcelo é muito didático – ainda bem! Ele explica o que é o plágio, fala de plágio involuntário (você pode estar plagiando sem saber...), discute a questão ética, oferece técnicas para evitar o plágio (essencialmente como fazer citações corretas e boas paráfrases de suas fontes) e propõe até um certificado anti-plágio para o seu texto.
O site tem vários links legais de pesquisas, publicações, informações, eventos sobre o plágio no Brasil e no mundo. E também liks para programas de detecção de plágio - o Farejador, por exemplo, que é um software brasileiro que ajuda a descobrir plágios na net.
Muito esclarecedor. Vale a pena checar!
E o NãoGosto aproveita para agradecer o PláGiO.net por nos ter recomendado.

Joana

4 comentários:

  1. Muito interessante!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12.2.10

    Ótima notícia a criação de um novo site contra plágios, o do professor Marcelo Krokoscz. Parabéns pela luta!
    Gonzalo

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica! Também gostei muito de te reencontrar aqui. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ana K5.3.11

    meu tio é chique! saiu na veja! afe que babado!!!

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.