6 de mai de 2011

paulo bezerra na globonews


ontem, dia 5 de maio, o tradutor paulo bezerra foi o convidado da globonews.

achei sensacional, primeiro porque paulo bezerra é um grandíssimo tradutor, responsável pela grande onda de renovação de dostoiévski no brasil; segundo porque sua presença num programa de alcance nacional como a globonews sinaliza e incentiva o reconhecimento da importância da tradução junto ao grande público.

paulo bezerra comentou vários pontos:
  • sua trajetória até se tornar um dos maiores tradutores do brasil
  • confluências entre o duplo e dom casmurro; entre irmãos karamázov e grande sertão: veredas; entre a criatura dócil e são bernardo e infância. com muita elegância, não deixou de elogiar o trabalho de fátima bianchi na tradução de a criatura dócil.
  • o problema das traduções indiretas e as perdas literárias decorrentes disso - lembrando, no caso de dostoiévski e outros nomes da literatura russa oitocentista, o terrível peso da tradição beletrista francesa
  • a ética na tradução, o respeito à palavra inviolável do outro, o compromisso com a qualidade na tradução
  • a transformação da mentalidade editorial, passando a valorizar os aspectos autorais de uma tradução: exemplificada na forma de remuneração do trabalho em 10% sobre o preço de capa
  • a redução crescente da tradução entendida como "bico"
fiquei muito feliz e surpresa: ao comentar sobre a ética na tradução, paulo bezerra falou sobre o movimento contra fraudes editoriais, honrando-me muito ao citar minha pessoa.

foto de paulo bezerra, aqui. aliás, este mesmo link da foto no blog ácido plural traz a íntegra de uma ótima entrevista de paulo bezerra, de maio de 2010.
.

5 comentários:

  1. Denise,
    Assisti à entrevista e gostei bastante, foi muito interessante. É muito bom mesmo poder ouvir as palavras de um de nossos maiores tradutores. Além disso, é sempre bom ver esse trabalho tão importante valorizado.

    Também gostei muito quando ele fez menção ao seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. é mto bom ver um tradutor aparecer na grande mídia, principalmente um tão respeitável como Paulo Bezerra que tornou acessível a tantos a maravilhosa literatura russa em traduções mto competentes

    ResponderExcluir
  3. Vc é filho de Terezinha e Mário Bezerra, neto de Oscar Bezerra?

    ResponderExcluir
  4. sofia e raphael, concordo totalmente!

    prezada marilia, apenas divulguei a entrevista do estudioso e tradutor paulo bezerra. não disponho dessas informações pessoais.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18.3.12

    Trabalho magnifico;sente-se à primeira a alma russa em sua plenitud

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.