4 de set de 2013

a revista joaquim, 1946-48

vale a pena acompanhar os índices dos 21 números da revista joaquim, de curitiba, publicada entre abril de 1946 e dezembro de 1948, capitaneada por dalton trevisan e, em menor medida, erasmo piloto: encontram-se na tese de miguel sanches neto, a reinvenção da província, disponível aqui.

imagem no museu guido viaro, aqui


2 comentários:

  1. Olá prezados,

    Sou Marcelo, estudante da UEFS e aluno em filosofia da arte, e gostaria de saber se poderia me ajudar numa questão. Achar um texto que parece raro do filósofo Ponty.

    Estou procurando alguma obra do pensamento estético de Merleau-Ponty, mais especificamente sobre a literatura, que pouco conheci.

    Assim, vi o artigo “Romance e Metafísica”, de Merleau-Ponty, acho que esse trabalho dele se aproxima mais com a ideia que quero, sobre a literatura e a filosofia. Sabe como achá-lo em português, tem ele digitalizado ou em artigo na internet? Porque soube que saiu numa revista, assim, não se teve mais nada publicado em português desse artigo, isso? Gostaria muito de ter acesso a esse artigo também.

    Parece que está na revista Joaquim: MERLEAU-PONTY, M.1947. "Romance e metafísica". In Joaquim, ano II, n.14

    Desde já, agradeço pela dica
    Marcelo Vinicius
    marcelovmb@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. olá, marcelo, a secretaria de cultura lançou uma edição facsimilar completa da joaquim em 2001. você encontra disponível em sebos ou em várias bibliotecas. a biblioteca de sua universidade deve ter sistema de intercâmbio com outras bibliotecas universitárias ou públicas, que também podem ajudá-lo.

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.