14 de dez de 2013

prêmio paulo rónai de tradução 2013



fiquei muito contente com a escolha de mrs. dalloway, de virginia woolf para o prêmio paulo rónai de tradução, pela fundação biblioteca nacional, em 2013.




a relação completa dos ganhadores deste ano está aqui. parabéns, viva, a todos!




uma coisa muito interessante a se notar é o destaque que a tradução literária vem recebendo nos últimos anos. ainda quanto à premiação deste ano na biblioteca nacional, o escolhido na categoria de ensaios foi a tradução literária, de paulo henriques britto. creio que assim se vai firmando a consciência de que a tradução também faz parte do sistema literário do país.

11 comentários:

  1. Saulo von Randow Júnior14.12.13

    Parabéns pela premiação, Denise. Sua tradução de Mrs Dalloway é um novo marco para essa obra de Virginia Woolf em português e, quando digo isso, você sabe com quantas e quais outras eu a comparei. Com relação ao livro do Britto, só a parte em que ele explica a diferença cultural na tradução de "lunch" e "dinner" já vale a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, caríssimo, o responsável por essa viagem minha de ir cada vez mais a fundo no ofício, sob todos os aspectos.

      Excluir
  2. Parabéns, Denise. Não li ainda sua tradução de Mrs. Dalloway, mas comecei a ler "Ao farol" e fiquei de boca aberta com suas soluções sempre geniais (no cotejo com o original). Sou seu admirador há tempos e você merecia muito ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que coisa bonita de dizer, mendes (antivan, não?), muito obrigada, e que paciência a sua, e que sensibilidade a sua de perceber o trabalho que há por trás de cada escolha :-)

      Excluir
  3. Oi Denise,

    Parabéns pelo seu trabalho, desde Walden de Thoreau e mesmo antes, através do blog, admiro seus esforços.

    Ótimo final de ano. Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha dado uma olhada na sua tradução e achado excelente. Parabéns!

    Agora, esse ano eles não divulgaram os segundos e terceiros colocados... Por quê? Até escrevi para a BN, espero que respondam.

    ResponderExcluir
  5. obrigada, pedro!

    olha, não sei dizer...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Denise! Mas, principalmente, parabéns, BN, pelo acerto na escolha de um nome que, com certeza, só enobrece o prêmio paulo rónai!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Denise! Receba tardiamente minhas congratulações. Fico feliz, depois de tanto tempo afastado das enriquecedoras leituras de seu blog, em voltar aqui e ver tão gratificante notícia!

    ResponderExcluir
  8. opa, muito obrigada, fabrizio!

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.