25 de mai de 2013

perícia judicial confirma


jorge furtado rastreou extensamente e deslindou o mistério em torno de primavera das neves, aqui.

primavera das neves - ou vera pedroso, como mostrou jorge furtado - está entre os diversos tradutores que tiveram seu trabalho publicado de maneira espúria. em seu caso, a obra indevidamente apropriada foi sua tradução d'o morro dos ventos uivantes, de emily brontë, que tinha saído pela bruguera em 1971, reeditada várias vezes pelo círculo do livro (desde 1976) e pela art (1985). em 2007, a editora landmark publicou a tradução de vera pedroso com algumas alterações de pequena monta, atribuindo sua autoria à pessoa que fora contratada para fazer a revisão do texto.


em 2009, apontei a ocorrência do fato neste blog, bem como outra irregularidade da mesma editora em persuasão, de jane austen. por tais apontamentos, a landmark abriu processo não só contra mim, mas também contra raquel sallaberry brião, por ter mencionado o caso de persuasão em seu site jane austen em português, aqui, o google por ser o mantenedor do blogger e o domínio.br por hospedar o site de brião. foi solicitada também a remoção imediata do blog não gosto de plágio, pretensão esta indeferida pelo juiz.

o advogado da editora landmark, dr. alberto j. marchi macedo, na ocasião, informou à imprensa que "a Editora Landmark propôs a ação competente em face da blogueira Denise Bottmann por entender que as denúncias por ela apresentadas encontram-se totalmente desgarradas da realidade fática e das provas que serão produzidas no processo judicial, razão pela qual não existe qualquer cabimento quanto à acusação de plágio", aqui.

em 2011, o juiz determinou que as obras em questão fossem analisadas por um perito judicial. os resultados apontaram a ocorrência de 100% de plágio em persuasão e 88% de plágio em o morro dos ventos uivantes. os laudos periciais foram juntados aos autos em janeiro deste ano e o processo segue em curso, como se pode ver aqui.

fico contente que, gradualmente, se esteja fazendo essa pequena justiça póstuma a primavera das neves / vera pedroso.

foto de primavera das neves extraída daqui.

3 comentários:

  1. Novamente, Denise, dou-lhe parabéns por seu trabalho.
    Abraços,
    Pádua

    ResponderExcluir
  2. Denise,

    li toda a pesquisa de Jorge Furtado. Que maravilha! Adorei também o depoimento de Ivo Barroso.

    ResponderExcluir
  3. Flávio Moreira da Costa2.6.13

    Co nheci a Vera, na época casada com Manoel Pedroso (português), meu primeiro editor: de O desastronauta", Ed Expressão e Cultura, 1971. Sei que faleceu.

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.