16 de mar de 2013

primavera das neves / vera pedroso

que coisa mais sensacional e maravilhosa!


alguns anos atrás, o cineasta e tradutor jorge furtado, tendo terminado sua tradução de alice no país das maravilhas, em conjunto com liziane kugland, escreveu um artigo muito interessante, comparando diversas traduções brasileiras da obra, que foi publicado no jornal zero hora, em 13/3/2010: "jorge furtado compara traduções brasileiras de alice no país das maravilhas", aqui.

entre essas várias traduções, ele havia se deparado com uma que lhe pareceu muito boa, de primavera das neves, lançada pela bruguera. e aí veio a pergunta de jorge furtado, desenvolvida num post que publicou em seu blog em 22/3/2010, chamado "quem é primavera das neves?", aqui.

hoje fico sabendo que jorge furtado deslindou a charada: primavera ácrata saiz das neves era brasileira, casada com o capitão revolucionário português manuel pedroso marques (conhecido como capitão pedroso). este acabou por se exilar no brasil, com a família. mais tarde, durante a ditadura no brasil, e até provavelmente por razões de segurança, primavera acabou simplificando o nome para vera, apondo seu sobrenome de solteira e o do marido, resultando em vera neves pedroso, também conhecida como vera pedroso. a reconstituição de jorge furtado está em seu post "encontrei primavera das neves", aqui, devidamente corroborada no catálogo de autoridades de nomes da fbn:

1/1

Pedroso, Vera Neves,clique aqui para ver as obras deste autor no Catálogo de Livros 1933-1981.
 Neves, Primavera Ácrata Saiz das, 1933-1981.
 Saiz das Neves, Primavera Ácrata, 1933-1981. 
 Sec. de: Uris, Leon M. Exodus. 1981. 
 Inf. Record (n. real, D. e pseud.)
 Em: Simenon, Georges. As férias de Maigret. (p.r.: tradutora; ficha cat.: D.: 1924-2003)
 LC authorities 28/10/04

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.