3 de jun de 2012

balzac: sugestão para um tcc

prossigamos com essa difícil arqueologia da tradução no brasil.



em 1943, sai pela irmãos pongetti uma "tradução revista por marques rebelo", porém sem os créditos de autoria. esse lançamento da pongetti teve várias reedições (aqui, a imagem é da edição de 1945).

décadas depois, a ediouro publica a mulher de trinta anos dando marques rebelo como autor da tradução.










em vista do histórico da pongetti com suas "traduções revistas" por marques rebelo, como alertou elias davidovitch aqui, considero que, se algum docente propusesse como tema de trabalho a seus alunos não só compulsar as duas edições acima apresentadas, mas também cotejá-las com a tradução de 1914, pela garnier, e sobretudo com a de 1937, pela civilização brasileira, teríamos um bom serviço prestado à nossa memória tradutória.



ainda a propósito d' a mulher de trinta anos, vejam-se também os cotejos das traduções espúrias da nova cultural (aqui) e da martin claret (aqui).

4 comentários:

  1. Denise, falando em Balzac... estou com uma dúvida que talvez vc possa me tirar. Há alguma edição, em português, da Comédia humana inteira? Se não, qual a mais completa?
    Desde já, muito obrigado.
    Abraço,
    Alex Sander

    ResponderExcluir
  2. olá, alex, existe sim, a célebre edição da globo em 17 volumes, com vários tradutores e coordenação de paulo rónai. a globo reeditou a comédia humana entre 1989 e 1993, e sei que está elaborando uma nova reedição para o ano que vem. na wiki vc encontra o conteúdo completo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Obras_de_A_Com%C3%A9dia_Humana_de_Balzac

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado! Eu já tinha ouvido falar nessa tradução, mas o fato de ela vir em 17 volumes me fez pensar, erroneamente, que se tratava de uma seleção de trabalhos balzaquianos, não da Comédia inteira... (ingenuidade da minha parte também esperar uma coleção com mais de 80 volumes!) Em virtude da dificuldade para encontrar essa tradução, espero avidamente pela reedição.

    ResponderExcluir
  4. oi, alex: em sebos acho que vc até encontra, mas não sei se completa. são 17 volumes porque várias das novelas são curtas, e cabem várias no mesmo volume.

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.