1 de mai de 2012

jack london no brasil, V



o primeiro romance de jack london, a daughter of the snows, de 1902, foi publicado no brasil em 1934 pela companhia editora nacional, em sua coleção "para todos", também em tradução de monteiro lobato. pelo que apontam minhas pesquisas, esta é a única tradução de que dispomos no brasil.





1983:


2002:


2007:



observação:

em 1973, sai uma tradução em nome de josé maria machado pelo clube do livro, a filha das neves. como os créditos em nome de josé maria machado no CDL costumavam designar apenas um abrasileiramento de traduções portuguesas, sem seus devidos créditos, tenho alguma dificuldade em considerá-la como uma tradução de direito próprio. ademais, é uma condensação, com cerca de 150 páginas.

A Filha Das Neves Jack London Ale Lembrancinhas


agradeço mais uma vez a angelo giardini de oliveira pela imagem da primeira edição d'a filha da neve. gentilmente, ele forneceu também a contracapa, onde é apresentada a lista de obras de jack london já lançadas e por lançar na coleção "para todos".


a informação é sensacional, pois, como se pode ver, consta a indicação de que em 1934 (quiçá antes) já fora publicada a aventureira, da qual, porém, eu não havia encontrado em nenhum dos acervos que consulto habitualmente qualquer rastro de edição anterior a 1983 (veja aqui). de mais a mais, entre as publicações programadas consta o vagabundo das estrelas - deste não vi qualquer referência em qualquer época, pela nacional. vale vasculhar melhor. e note-se um detalhe bonitinho: o grito da selva, como the call of the wild acabou saindo pela nacional, tinha como previsão de título o apelo da floresta.

acompanhe aqui outras obras de jack london no brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.