2 de abr de 2012

dickens VII




da série das surpresas quanto à escassez, destacam-se - ora vejam só - the pickwick papers, com a dupla dinâmica que dostoiévski comparava a dom quixote e sancho pança, i. é, mr. pickwick e sam weller; e hard times.

I.
curtas adaptações há de orígines lessa, paulo mendes campos e outros, mas tradução propriamente dita, na íntegra, localizei apenas uma - as aventuras de pickwick, de octavio mendes cajado, para a globo, em 1951:



renomeado como as aventuras do sr. pickwick no licenciamento para a abril cultural em 1970 e incontáveis reedições subsequentes até 1982:



e depois no círculo do livro, em 1993:

As Aventuras do Senhor Pickwick - Charles Dickens

em 2004, finalmente a tradução de octavio mendes cajado volta a ser lançada pela globo, com reedição em 2007:



é bem verdade que a h. garnier do rio de janeiro lançou c. 1906 uma "traducção portugueza" em nome de um misterioso "k. d'avellar", mas que era simples cópia da tradução portuguesa de henrique lopes de mendonça (1897). essa história sórdida está aqui.

II.
quanto a hard times, a situação é mais precária. localizei apenas a tradução de e. jacy monteiro, pela paulinas, em sua coleção "fio de erva", em 1968:



em 1969, até saiu uma adaptação de tempos difíceis pelo clube do livro, em nome do indefectível "tradutor especial" josé maria machado - ver aqui. o clube do livro tem um histórico muito complicado e fica difícil ter alguma certeza sobre a legitimidade da edição.


Tempos Dificeis-charles Dickens - Livros



acompanhe as traduções de dickens no brasil aqui. 

3 comentários:

  1. Sandro Costa16.11.16

    Oi, Denise! Você saberia me dizer se a tradução de "Tempos Difíceis" (Charles Dickens) por José Baltazar Pereira Júnior (ed. Boitempo) é confiável? Tenho um "pé atrás" com essa editora devido alguns casos já denunciados no seu blog. Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, sandro - pois é, a boitempo teve umas encrencas. mas não sei de nada que possa desabonar José Baltazar Pereira Júnior e parece ser um ótimo trabalho.

      Excluir
  2. Sandro Costa16.11.16

    Ok, Denise. Mais uma vez, muito obrigado!

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.