13 de fev de 2012

álvaro antunes

Montando o levantamento das obras de Henry James no Brasil, deparei-me com Os papéis de Aspern em tradução de Álvaro Antunes e me lembrei de grandes elogios que eu ouvira, anos atrás, à sua tradução dos Cantos de Leopardi. Acho sempre interessantes essas traduções por paixão à ourivesaria da coisa: costumam ser autênticas preciosidades.

Álvaro Antunes publicou quatro traduções pela Interior Edições, de Além Paraíba, em Minas Gerais (imagino até que era uma editora pessoal sua...).

Os papéis de Aspern, de Henry James, em 1984:



A caça ao turpente, de Lewis Carroll, também em 1984:



Cantos de Giacomo Leopardi, em 1985 (primeira tradução integral):



Tudo que restou, de Safo, em 1987:



Alguma editora poderia licenciar essas traduções e reeditá-las, penso eu...

Obs.: Essas belas capas são criações da designer Regina Fernandes e podem ser vistas em seu site aqui. Para este post, utilizei as imagens disponíveis em sites de sebos e livrarias. Espero que ela me perdoe a liberdade.


5 comentários:

  1. Que capas bonitas!!!
    Será que encontramos esses livros na Estante?

    ResponderExcluir
  2. os cantos e a safo, hoje encomendei os únicos que havia lá ;-) já o turpente está uma fortuna! mas aspern tem vários.
    bonitas sim as capas, encontrei o site da pessoa que fez, regina fernandes:
    illugraphics http://www.illugraphics.co.uk/bookcover.html
    que legal que vc gostou também!

    ResponderExcluir
  3. Pesquisei na Estante também... Quase comprei o Aspern. Sem sentido, o preço do Turpente (me parece sem sentido).
    Vou visitar o site da ilustradora. De fato, capas como há muito não via: nada de mais, nada de menos,bom gosto. Uma artista brasileira que vive e trabalha no UK? O site deve me esclarecer, não é mesmo?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. esclarece sim - conta como e quando ela se mudou para edimburgo (desde 1990) e mostra seus vários trabalhos. muito simpático!

    ResponderExcluir
  5. Tem uns sebos que extrapolam, não é mesmo? Sem noção.
    Vou visitar o site da artista.
    Grato pela dica.
    Abraço.

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.