5 de jun de 2011

"se tirar nota zero, eu furo o céu": o shakespeare de milton lins

.

o despropósito que é a tradução dos sonetos de shakespeare cometida por milton lins, aquele mesmo da acintosa premiação da abl em 2010, continua a espantar seus leitores. menos mau que esse crime de lesa-letras não passe em branco, como mostra uma lúcida resenha publicada recentemente: veja aqui.

entre maio e junho de 2010, este blog se manifestou longamente sobre o assunto: a bofetada pública que a abl desferiu simbolicamente contra o digno ofício de tradução ao premiar uma obra de tradução que apenas demonstrava a incompetência linguística de seu autor; o jogo de influências dentro da abl; o silêncio ou desconversa de vários imortais; a cobertura da imprensa sobre esse escândalo; a manifestação de muitos tradutores sérios e intelectuais probos, além de vários exemplos ilustrando os incríveis disparates perpetrados por milton lins. veja aqui os posts publicados a esse respeito.

imagem: voodoo pen-holder, google images
.

8 comentários:

  1. Permafrost6.6.11

    ¿Foi coincidência, ou no dia em q ele publicou isso apareceu um furo no céu?

    ResponderExcluir
  2. Como já comentei no Facebook, poderá, neste ritmo, furar os olhos e o cérebro!

    ResponderExcluir
  3. "se tirar nota zero, eu furo o céu" - tão poético que vou usar como status do meu MSN!

    Milton Lins, um tradutor a frente de seu tempo...

    É cada uma!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Denise.

    Não posso comentar muito mais sobre este caso porque sinceramente ainda não me recuperei do 'país dos lodófagos'. Acho que isso diz tudo, rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Paz e bem!

    Por sinal
    o Merdal Aroeira
    acaba de ser imortalizado
    pela Casa do Bruxo.

    Só seguem o caminho
    da premiação tradutória.

    ResponderExcluir
  6. Qual é pior:
    "Se tirar nota zero, eu furo o céu"
    "Sobre ele um galho, estando só, retumba"
    "E foram ao país lodófago ciosas"
    "Sorriu para o guri que lhe prende a rabada"
    "Como se fosse o hangar de algum Porta-Avião"

    Façam suas apostas...

    Será que a academia vai se superar esse ano?

    ResponderExcluir
  7. "Teu talento é maior em teu visor"; "O fio é cego como a tua Academia"; "Do teu lado e contrário, vou me candidatar"; "E mantenho deserto um pobre imortal", "Se ganhar zero voto, eu furo o céu" - sugestões que faço para a campanha "Milton Lins na ABL já"!

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.