16 de jul de 2010

para lembrar



PublishNews - 16/07/2010 - Redação

Será na próxima terça-feira (20) a festa de aniversário da Academia Brasileira de Letras. Na solenidade, que começa às 17h com José Murilo de Carvalho como orador, a ABL fará a entrega do Prêmio Machado de Assis ao crítico literário, professor, escritor, ensaísta e filósofo paraense Benedito Nunes. Concedido desde 1941, ele dá ao vencedor R$ 100 mil.

Neste dia em que comemora 113 anos, também serão premiados os vencedores dos “Prêmios ABL” que ganharão, além do diploma, R$ 50 mil. São eles: Outra vida (Alfaguara), de Rodrigo Lacerda, na categoria ficção (conto, romance, teatro); na infanto-juvenil, o livro Marginal à esquerda (RHJ), de Angela-Lago; Pequenas traduções de grandes poetas (edição do autor), do pernambucano Milton Lins (que gerou polêmica em blogs e afins)* na categoria tradução; em poesia, A máquina das mãos (7Letras), de Ronaldo Costa Fernandes; em história/ciências sociais, Escravismo em São Paulo e Minas Gerais (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Edusp), de Francisco Vidal Luna, Iraci Del Nero e Herbert S. Klein; em ensaio e crítica literária, O controle do imaginário & a afirmação do romance (Companhia das Letras), de Luiz Costa Lima, e cinema, para os filmes A erva do rato e Hotel Atlântico, dirigidos, respectivamente, por Júlio Bressane e Suzana Amaral.

A comemoração será no Petit Trianon (Av. Presidente Wilson 203 – Castelo - Rio de Janeiro/RJ. Tel.: 21 3974-2500)."

* incluir a folha de s.paulo, com duas extensas matérias a respeito, e o jornal o globo, com uma nota, num genérico "e afins" é de doer... tirando esse enorme understatement, é bom lembrar no que consiste a "polêmica": acompanhe aqui.

Um comentário:

  1. Anônimo16.7.10

    Denise, sou leigo no assunto, mas de onde eles tiram esse dinheiro para a premiação ? Se for público cabe solicitar uma apuração, se for de patrocinadores, cabe entrar em contato e informar a maracutaia.

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.