16 de jun de 2010

gedai/ ufsc

Ciclo de Debates
sobre a Revisão da Lei de Direitos Autorais

O Grupo de Estudos em Direito Autoral e Informação (GEDAI), com o objetivo de participar do processo democrático de discussão acadêmica e jurídica, bem como estimular sua ampliação com vistas a uma participação da sociedade no aperfeiçoamento do texto da Lei de Direito Autoral, convida a todos os interessados para participarem de Ciclo de Debates, para tanto.

Nesta segunda-feira, 14 de junho, o Governo Federal abriu à Consulta Pública para alteração a Lei de Direito Autoral (Lei nº 9.610/98). Esta consulta visa ampliar discussão democrática sobre a tutela jurídica dos direitos autorais em face das novas tecnologias, do acesso a cultura e as novas formas de criação.

Neste sentido, com o objetivo de contribuir para o debate, o Grupo de Estudos GEDAI, com o apoio do Curso de Pós-Graduação em Direito CPGD/UFSC realizará um Ciclo de Debates sobre o Projeto de Revisão da Lei de Direito Autoral, cuja consulta pública encerrar-se-á no dia 28 de julho de 2010.


A composição do Ciclo se dará a partir da realização de 08 (oito) painéis temáticos, que ocorrerão nos dias 22, 23, 29 e 30 de junho, e nos dias 6,7, 13 e 14 de julho, sempre das 10h às 13h na sala 301 do CPGD/UFSC, conforme programação a seguir:

DIA 22 de junho – PAINEL I
Disposições Preliminares e Obras Intelectuais e Autoria – artigo 1º ao 17

DIA 23 de junho – PAINEL II
Direitos do Autor : Direitos Morais e Patrimoniais – artigo 22 ao 45

DIA 29 de junho – PAINEL III
Direitos Limitações aos Direitos Autorais – artigo 46 ao 48

DIA 30 de junho – PAINEL IV
Obra sob encomenda – Licenças Não-Voluntárias – artigo 52-A e 52-B

DIA 06 de julho – PAINEL V
Transferência dos Direitos do Autor – artigo 49 ao 52

DIA 07 de julho – PAINEL VI
Utilização de Obras Intelectuais e Fonogramas - artigo 53 ao 88-A

DIA 13 de julho – PAINEL VII
Associações de titulares e entidade reguladora – artigo 97 ao 110

DIA 14 de julho – PAINEL VIII
Sanções, Prescrição e Disposições Finais – artigo 110 ao 118

Em cada painel serão abordados de forma crítica os principais pontos que estão sendo objeto de modificação na atual Lei de Direitos Autorais (Lei n. 9.610/98).

Metodologia dos trabalhos e resultados esperados:

  • Cada painel contará com a presença de 01 (um) moderador, 02 (dois) relatores e 01 (um) revisor.
  • Os relatores que irão apresentar uma análise comparativa entre o que dispõe a Lei n 9.610/98, com o texto do projeto de revisão.
  • Os debates e discussões serão abertos aos participantes que se fizerem presentes em cada painel, sendo que as sugestões e conclusões serão colhidas pelo moderador.
  • Ao final do Ciclo realizar-se-á um relatório final que será enviado para a Consulta Pública com vistas a contribuir com o aperfeiçoamento do texto, dar transparência ao sistema e assegurar pela realização do direito autoral no país. O presente relatório será publicado em formato digital.
Para maiores informações e inscrições:
e-mail: gedai.ufsc@gmail.com
site: http://www.direitoautoral.ufsc.br/

2 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista na CBN. Não conseguimos eliminar os "espertos" da política, dos sindicatos, dos movimentos pseudo-sociais. Quem sabe não temos mais chance contra os aproveitadores da iniciativa privada?

    ResponderExcluir
  2. edson luiz poeta19.6.10

    Eu quero saber como, no caso de uma editora, se fazer para nao se correr o risco da traducao ser um plagio. E quais sao as regras pra isso? Pegar um tradutor que seja regulamentado e alguma associacao de tradutores ou organizacao?

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.