12 de ago de 2009

os crimes da rua morgue

só para documentar o já anunciado surripio nassetti-claretiano da tradução de brenno silveira em edgar allan poe, histórias extraordinárias. o original e a tradução de oscar mendes/ milton amado são para dar uma variadinha.

Whist has long been noted for its influence upon what is termed the calculating power; and men of the highest order of intellect have been known to take an apparently unaccountable delight in it, while eschewing chess as frivolous. Beyond doubt there is nothing of a similar nature so greatly tasking the faculty of analysis. The best chess-player in Christendom may be little more than the best player of chess; but proficiency in whist implies capacity for success in all those more important undertakings where mind struggles with mind. When I say proficiency, I mean that perfection in the game which includes a comprehension of all the sources whence legitimate advantage may be derived. These are not only manifold but multiform, and lie frequently among recesses of thought altogether inaccessible to the ordinary understanding.

O jogo de whist tem sido famoso desde muito por sua influência sobre o que se chama "faculdade de calcular" e conhecem-se homens do elevado valor intelectual que dele auferem um deleite aparentemente inacreditável, ao passo que menosprezam o jogo de xadrez como frívolo. É fora de dúvida que nenhum jogo análogo existe que tão grandemente exercite a faculdade de análise. O melhor jogador de xadrez da cristandade não passa de ser o melhor enxadrista; mas o jogador proficiente de whist tem capacidade de êxito em todas as especulações de bem maior importância, em que o espírito luta com o espírito. Quando digo jogador proficiente, quero significar essa perfeição no jogo, que inclui o conhecimento de todas as fontes donde pode derivar um proveito legítimo. E estas não são apenas numerosas, mas complexas, e jazem freqüentemente em recessos do pensamento, totalmente inacessíveis a uma inteligência comum. (oscar mendes e milton amado)

Desde há muito se reconhece a influência do whist sobre o que se chama o poder de cálculo, e sabe-se que homens dotados de grande capacidade intelectual têm experimentado, ao que parece, indizível satisfação nesse jogo, ao mesmo tempo que consideram o xadrez uma frivolidade. Não há a menor dúvida de que não existe nada como esse jogo para incentivar a faculdade analítica. O melhor enxadrista do mundo não passa de o melhor enxadrista: mas uma grande capacidade para o whist implica uma capacidade para o triunfo em todos os empreendimentos importantes em que a inteligência depara com a inteligência. Quando digo capacidade, refiro-me àquela perfeição no jogo que inclui uma compreensão de todas as fontes de onde se deriva uma legítima vantagem. Estas não são apenas diversas, mas multiformes, e se acham, não raro, nas profundidades do pensamento, inteiramente inacessíveis às inteligências comuns. (brenno silveira)

[]Há muito se reconhece a influência do whist sobre o que se chama o poder de cálculo, e sabe-se que homens que têm grande capacidade intelectual têm experimentado, ao que parece, inenarrável satisfação nesse jogo, ao mesmo tempo que consideram o xadrez uma frivolidade. Não há qualquer dúvida de que não existe nada como esse jogo para estimular a faculdade analítica. O melhor enxadrista do mundo não passa de o melhor enxadrista: mas uma grande capacidade para o whist implica uma capacidade para o triunfo em todos os empreendimentos importantes em que a inteligência depara com a inteligência. Quando digo capacidade, refiro-me àquela perfeição no jogo que inclui uma compreensão de todas as fontes de onde se deriva uma legítima vantagem. Estas não são somente diversas, mas multiformes, e se acham, muitas vezes, nas profundezas do pensamento, completamente inacessíveis às inteligências ordinárias. (pietro nassetti)


atualização em 16/2/12 - obs.: estes são apenas alguns exemplos a título ilustrativo, extraídos de um extenso cotejo feito entre as traduções, com outras traduções e com o original. veja aqui.




imagem: www.darkinthedark.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.