1 de jul de 2009

a culpa é do diagramador

a mais recente contribuição à praga do plágio nacional parece ser a da jornalista cecília santos , vampirando marcelo hessel. não que a moça tenha se avexado muito: diante da cópia deslavada, ela retrucou que "houve um erro na diagramação" - ah, então tá bom.

em todo caso:

"Jornal fará retratação
Constrangido com a situação, o editor de O Estado, Antônio Téo, informa que irá publicar uma retratação na capa do caderno de Cultura da próxima quinta-feira (02/07) e pede desculpas aos leitores do jornal e para Hessel, autor da matéria.
'É uma situação chata. Eu nunca vi isso acontecer aqui no jornal. É um plágio, um roubo intelectual. Eu peço desculpas aos leitores e ao jornalista que escreveu a matéria. Não tenho o que falar. A gente não se sentiria cômodo de ter alguém copiando o nosso material', diz."
[...]
"Segundo o editor, numa situação como essa, perdem todos. O jornalista que escreveu o artigo, que tem o seu material roubado; a jornalista que copiou, que coloca uma mancha em sua carreira; e o jornal, que tem a credibilidade posta em xeque." é isso aí. e perdem os leitores também.

fonte: toque dado por rogério bettoni.

imagem: http://crizlai.blogspot.com

3 comentários:

  1. O diagramador? sim, sei...

    ResponderExcluir
  2. se fosse um único caso, poderia até acreditar no tal erro de diagramação - mas foram pelo menos mais três identificados: da morte do michael jackson copiado do blog goma de mascar e da jornalista flávia durante; da moda de verão copiado da coluna chic; do dia de santo antônio copiado do terra.

    ResponderExcluir
  3. bondade sua, naomi - se a jornalista completou a cópia com um parágrafo final seu, a matéria tampouco poderia ser atribuída integralmente a hessel. de qualquer forma, ela precisaria da autorização prévia do autor para reproduzir o texto. passa longe de qualquer "erro de diagramação".
    no fim, parece que o plágio é endêmico lá dentro do jornal, inclusive na página de esportes. e, infelizmente, a tal cecília já está sendo pintada como "vítima do sistema", como se não fossem esses pseudoprofissionais que mantêm o "sistema" em funcionamento.
    tsc tsc.

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.