11 de abr de 2008

palimpsesto IV

luca signorelli, dante

A fraude, seguida por remorso eterno, é praticada traindo-se a confiança conquistada ou tramando danos contra o próximo que confia desprevenido.

dante, a divina comédia, tradução de hernâni donato
(atribuída pela nova cultural a fábio m. alberti)

2 comentários:

  1. Sem querer parecer um "chato" mais cade as provas? do plágio E o Hernani Donati? Para mim ainda tudo parece obscuro. Só apontar nomes não corresponde a provas.

    ResponderExcluir
  2. prezado bruno: esteja à vontade para tirar as dúvidas, claro!
    só para vc entender, este blog antigamente se chamava "palimpsestos" e dava pequenas frases "simbólicas" remetendo para os cotejos feitos num blog coletivo chamado "assinado-tradutores".
    este blog a-t acabou fechando seu acesso ao público, por razões que desconheço.
    assim, estou republicando esses cotejos que haviam sido apenas indicados nos palimpsestos, com as frases de chamada.
    além disso, os cotejos também são indicativos: ficaria meio complicado reproduzir as duas edições inteiras no blog, mesmo porque a lei não permite reproduções não-autorizadas, a não ser de pequenos trechos, indicando as fontes.
    em todo caso, para atender à sua curiosidade, publicarei também algumas páginas escaneadas de ambas as edições, além dos trechos do cotejo que vc encontra em:
    http://naogostodeplagio.blogspot.com/2008/11/assassinado-tradutores-5-divina-comdia.html

    a lpm havia inadvertidamente sublicenciado os direitos de edição da referida divina comédia de fábio m. alberti, e já acionou judicialmente a nova cultural pelo fato.
    hernâni donato entrou em acordo, até onde fui informada pelo próprio, com a editora nova cultural devido a esse plágio.
    a edit. nova cultural já retirou de seu catálogo o referido fábio m. alberti, na ed. da divina comédia.

    felizmente este caso foi, pelo menos em pequena parte, encaminhado. resta o problema maior, que são as muitas e muitas dezenas de milhares de exemplares que estão em lares, escolas e bibliotecas, com o nome de fábio m. alberti, enterrando a memória da obra de hernâni donato.

    vc pode encontrar várias notícias publicadas na imprensa, que estão linkadas na coluna da direita, em "serviço de utilidade pública".

    um abraço
    denise

    ResponderExcluir

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.