30 de set de 2008

historinha edificante para o final de ano


a historinha é a seguinte:

em 21 de agosto de 2002, a veja online divulgou a coleção de obras-primas publicadas pela nova cultural.

a lista divulgada pela veja online é bastante falha, com peculiaridades muito interessantes, mas que não vêm ao caso agora.

o interessante é a atribuição dos créditos de tradução de a metamorfose de kafka, na edição da nova cultural, a "calvin carruthers".

ora, sucede que calvin carruthers era o nome do detetive, personagem do filme de horror classe Z blood and lace (1971), direção de philip s. gilvert, eua, papel desempenhado por vic tayback (que também estrelou alice não mora mais aqui), o qual morreu em 1990, e cujo último filme foi horseplayer (1990), dirigido por kurt voss, no gênero psychothriller.

neste referido filme (horseplayer), também classe Z, vic tayback desempenhou o papel de um personagem chamado, nada mais nada menos, george samsa.

desnecessário lembrar que o nome do protagonista de a metamorfose é gregor samsa.

esse lúgubre puzzle barato criado pela nova cultural e divulgado pela veja online, e impresso certamente em muitas dezenas de milhares de exemplares que foram adquiridos na maior boa-fé pelos pobres leitores brasileiros, é um bom exemplo do espírito cultural da referida indústria cultural encabeçada pela nova cultural neste país.

seria o caso de pedir uma revisão dos significados atribuídos aos vocábulos "cultura" e "cultural" junto aos dicionaristas brasileiros?

boas festas, e sobreviveremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários anônimos, apócrifos e ofensivos não serão liberados.